Exame preventivo ou papanicolau

O Exame Preventivo ou Papanicolau como é conhecido, é um exame ginecológico de citologia vertical, realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.

Esse exame é essencial para a prevenção do câncer de colo de útero, que é um dos tumores que acontece com maior frequência em mulheres e é o quarto causador de morte em mulheres no país. 

Como é realizado e para que serve?

O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero. O exame de Papanicolau também pode diagnosticar outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia e entre outras.

Como é o resultado do papanicolau?

Os resultados detectam presença de bactérias, fungos ou anormalidades encontradas na amostra coletada.

São três resultados possíveis:

  •  Negativo para câncer;
  •   Lesão de baixo grau;
  •   Lesão de alto grau.

 

O exame é um método que previne o câncer de colo de útero, caso o resultado do teste dê alterações, novos exames para uma investigação mais detalhada podem ser solicitados. 

Com que frequência devo fazer o exame preventivo?

A frequência desse exame preventivo, varia de acordo com a orientação médica e necessidades específicas de cada paciente.